Acessibilidade Digital: Brasil registra apenas 1% de sites com acessibilidade
A democratização do acesso à internet é uma pauta extremamente relevante que acende uma questão fundamental: a acessibilidade digital é para todos?
A seguir você vai entender o que é esse conceito, por que está está atraindo cada vez mais atenção dos usuários e mecanismos de busca e como pode ser aplicado para melhorar o desempenho do seu site.
Tudo pronto? Então aperte os cintos e aproveite a leitura!
O que é a acessibilidade digital?
A acessibilidade digital está presente e começando a ganhar espaço para quebrar todas as barreiras que foram construídas durante os anos na web.
A pesquisa realizada pelo “Movimento Web Para Todos” investigou a experiência de uso de sites e aplicativos por pessoas com algum tipo de deficiência, revelou que o número de sites brasileiros aprovados em todos os testes de acessibilidade representa apenas menos de 1% do total.
A acessibilidade de sites, portais e aplicativos deve oferecer todas as condições necessárias para melhorar o uso por pessoas com deficiências auditivas, físicas, cognitivas, neurológicas, visuais, de fala etc.
A acessibilidade digital vem com a proposta de que os sites e portais sejam desenvolvidos para que todos os usuários, principalmente os portadores de alguma deficiência ou limitação, possam acessar de maneira prática, e entender, interagir e perceber as páginas de forma afetiva.
Continue lendo e descubra algumas das diversas vantagens que a acessibilidade pode proporcionar.
Benefícios de investir em um site com acessibilidade digital
Amplia o acesso ao seu site
Você sabia que páginas acessíveis são mais fáceis de serem indexadas pelos mecanismos de busca? Além disso, possuem maior variedade de aplicativos e uma navegação mais leve.
Inserção da sua empresa na inclusão digital e social
Comprometimento social, fortalecimento da marca, fidelização de usuários e clientes, além de crescimento da audiência na web.
Democratização do acesso
A acessibilidade torna mais fácil a navegação dos usuários, independentemente das suas capacidades físico-motoras, perceptivas, culturais e sociais.
Descubra como ter acessibilidade digital
De acordo com a cartilha World Wide Web Consortium, a utilização de técnicas é um dos elementos essenciais para ter um site ou aplicativo mais moderno e acessível para todos os públicos.
De acordo com a cartilha, a acessibilidade (além das pessoas com deficiências) precisa incluir também a população mais idosa, para que esteja apta a utilizar a internet e ter uma experiência sem que haja uma navegação prejudicada.
Vem com a gente e veja algumas técnicas para ter um site ou aplicativo para todos os públicos:
1º – Leitor de tela
Programa para capturar a tela de qualquer informação apresentada em algum texto, tem a função de oferecer respostas do computador através de um sintetizador de voz.
Assim, a pessoa poderá navegar por menus, janelas, textos em quase todos os sites, apenas escutando tudo que o sistema lê.
2º – Alto contraste
Recurso que deixa o fundo da página completamente escuro e as letras mais claras, sendo um mega-aliado na facilidade da leitura e compreensão de textos e imagens.
É utilizada principalmente por pessoas que possuem médio ou alto déficit de visão.
3º – Lupa e zoom
A lupa permite que o usuário amplie palavras e imagens. O zoom utilizado com a Lupa é uma dica para que designers e programadores não desativem essa funcionalidade das páginas web.
Vale lembrar daquelas pessoas (que são muitas) que acessam sites pelo dispositivo móvel.
E aí, preparado para começar a mudança dentro da sua própria empresa?
Conte com a Degrau!
Aqui na Degrau, além de oferecermos conteúdos e acompanhamento, você conta com uma equipe especializada em criação de sites e aplicativos que farão a sua empresa ter mais inclusão na web.