
Guia completo com as principais estratégias de marketing digital para impulsionar seu negócio
Uma estratégia de marketing digital eficaz ajuda você a impulsionar o crescimento dos negócios, expandindo e reforçando o envolvimento do cliente nas arenas online mais competitivas.
Neste artigo você vai conhecer as principais estratégias de marketing digital e quais as funcionalidades e vantagens de cada uma delas.
O que você precisa saber antes de criar estratégia de marketing digital?
Antes de criar uma estratégia de marketing digital eficaz, é importante considerar vários fatores para garantir que suas ações estejam alinhadas com seus objetivos de negócios e sejam direcionadas ao público certo.
Por que contratar uma agência para traçar um planejamento para definir as melhores estratégias de marketing digital?
Não basta apenas estar online, é preciso estar estrategicamente presente.
Aqui na Degrau entendemos a importância de não apenas seguir tendências, mas sim de planejar com propósito. Nosso objetivo é fazer seu negócio vender mais online, com leads qualificados e um planejamento eficaz.
Sabemos que cada negócio é único e, por isso, estudamos, planejamos e desenvolvemos as estratégias de marketing digital mais adequadas para atingir seus objetivos.
Quer entender como tornamos isso possível?
Vamos bater um papo sobre como otimizar suas campanhas!
Conheça 11 tipos de estratégia de marketing digital
Existem muitas estratégias de marketing digital por aí. Alguns oferecem resultados melhores do que outros, então examinaremos as 11 estratégias de marketing digital mais eficazes usadas atualmente.
1. Inbound marketing
O marketing de entrada refere-se a todo o ecossistema de estratégias, ferramentas e táticas que um profissional de marketing usa para converter um visitante do site em um cliente pagante. Isso inclui:
- Marketing de conteúdo;
- E-mail marketing;
- Nutrição de leads;
- SEO;
- Automação de marketing;
- Otimização do site;
- Análise do site.
O inbound marketing é uma abordagem geral para atrair, qualificar, nutrir e encantar clientes e prospects. Não é algo único ou implantado de forma rápida ou temporária; em vez disso, concentra-se em um relacionamento de longo prazo com os clientes.
Por que usar o inbound marketing na estratégia de marketing digital?
- É acessível – O inbound marketing pode te ajudar a economizar dinheiro e deixar seu ROI mais alto. Você terá como alvo um grupo específico de pessoas com maiores chances de sucesso, ao invés de um público pulverizado e com abordagem de baixo impacto.
- Confiança e credibilidade – Quando clientes em potencial fazem suas próprias pesquisas e descobrem que seu conteúdo responde às suas expectativas, sua empresa se posiciona como especialista e fonte confiável do setor e não apenas uma entidade ávida por vendas.
- Foco no relacionamento – Por meio do inbound marketing, você pode construir relacionamentos confiáveis que não apenas se transformam em vendas, mas também criam clientes recorrentes. Aliado ao marketing de conteúdo, direciona tráfego de qualidade para o seu site e oferece aos visitantes um conteúdo valioso, que os incentiva na conversão em todas as fases do funil de marketing.
2. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é focado em responder às perguntas das pessoas e realmente ajudá-las através do conteúdo, em vez de interrompê-las com promoções não solicitadas.
Inclui conteúdo como postagens de blog, páginas de destino (landing pages), vídeos, podcasts, infográficos, white papers, e-books, estudos de caso e muito mais.
Na maioria dos casos, o marketing de conteúdo tem vários objetivos. Você pode usá-lo para:
- Aumentar o conhecimento do público sobre a sua marca;
- Melhorar a fidelidade à marca;
- Educar seu público-alvo sobre diferentes aspectos do seu negócio;
- Converter e nutrir leads no funil de vendas.
Os profissionais de marketing experientes se preocupam em criar o conteúdo ideal para várias personas, nutrindo os usuários em todos os estágios do funil de vendas.
Se, por exemplo, um usuário não conhece sua marca e encontrou seu site por meio de pesquisa orgânica, certamente precisará de um conteúdo diferente de um lead aquecido.
Você precisará entender as jornadas de seus compradores e criar um conteúdo exclusivo que atenda às necessidades deles em cada etapa do caminho.
Por que usar o marketing de conteúdo na estratégia de marketing digital?
- Relacionamento forte com os clientes – O marketing de conteúdo oferece a chance de construir um relacionamento com seus leads, enquanto nutre quem já é cliente há mais tempo.
- Melhores resultados no SEO – O conteúdo de qualidade melhora significativamente o SEO do seu site para que você possa desfrutar de mais tráfego orgânico que transforma visitantes em compradores.
- Aumento da autoridade da marca – Ao produzir conteúdo educacional interessante, você poderá se posicionar como uma fonte confiável em seu setor. Isso faz com que seu público-alvo recorra a você em busca de soluções para quaisquer problemas que possam ter.
3. Account-Based Marketing (ABM)
O account-based marketing ou marketing baseado em contas (ABM) é uma poderosa estratégia de marketing B2B voltada para contas específicas selecionadas por você.
Essa estratégia de marketing digital destina-se a ajudar as equipes de vendas e marketing a mover clientes em potencial pelo funil de vendas rapidamente. Com o ABM, você direciona as contas que são mais importantes para você.
Por que usar o account-based marketing (ABM) na estratégia de marketing digital?
- Personalização – O ABM não adota uma abordagem genérica de marketing. Em vez disso, ele cria mensagens personalizadas para as contas-alvo. Você usa o que sabe sobre seu cliente e adapta sua campanha para atender às necessidades específicas dele.
- Colaboração – Com o ABM, as equipes de vendas e marketing trabalham juntas para identificar as principais contas e criar campanhas personalizadas para elas. O ABM incentiva o trabalho conjunto, pois as equipes se concentram em mover as contas pelo pipeline de vendas.
- Ciclos de vendas mais curtos – O processo de vendas B2B geralmente é lento porque há várias partes interessadas envolvidas na tomada de uma decisão final de compra. Com o ABM, o ciclo de vendas é acelerado porque o principal tomador de decisão e todos os outros clientes relevantes em potencial podem ser nutridos simultaneamente com o conteúdo criado especificamente para eles.
4. SEO (Search Engine Optimization)
O Search Engine Optimization (SEO) é o processo de otimizar seu site e seu conteúdo para alcançar classificações mais altas nos mecanismos de pesquisa e aumentar a quantidade de tráfego orgânico para seu site.
O SEO se esforça para atrair os visitantes certos organicamente para gerar mais leads e vendas. Para isso, é utilizada uma variedade de táticas, como:
- Criação de conteúdo de alta qualidade;
- Otimização do conteúdo em torno de palavras-chave e necessidades do usuário;
- Ajustes técnicos para melhorar a experiência do usuário;
- Garantir que seu site esteja otimizado para os mecanismos de pesquisa.
Por que usar o SEO na estratégia de marketing digital?
- Taxas de conversão mais altas – Um site otimizado é rápido, fácil de usar e compatível com todos os dispositivos. O que significa que aumentam as chances de reter os usuários e fazer com que interajam nas páginas.
- Melhora o conhecimento da marca – Se o seu conteúdo tiver uma classificação alta nos resultados de pesquisa você poderá aumentar o reconhecimento da marca e a confiança dos visitantes. Eles estarão mais inclinados a comprar seus produtos e serviços do que se você não tivesse uma boa presença na web.
- Economia de custos a longo prazo – Depois que um conteúdo é criado, ele deve atrair e aumentar o tráfego ao longo do tempo. Você ainda precisará produzir conteúdo de qualidade continuamente, mas poderá segmentar usuários que estão procurando ativamente por seus produtos e serviços sem um investimento monetário contínuo.
5. Social Media
O marketing voltado para as mídias sociais usa plataformas de mídia social como Facebook, Twitter (agora conhecido como X), LinkedIn e Instagram para:
- Promover seu conteúdo, produtos ou serviços;
- Construir conhecimento e visibilidade da marca;
- Aumentar sua base de seguidores;
- Engajar diariamente com clientes atuais e potenciais;
- Direcionar tráfego para seu site.
Para melhorar os resultados, é necessário um investimento contínuo em publicidade e, na maioria das vezes, uma landing page projetada especificamente para os usuários que chegam através desses anúncios.
Por que usar o social media / redes sociais na estratégia de marketing digital?
- Rentável e acessível – Com um orçamento relativamente baixo, você pode usar os posts patrocinados nas redes sociais para divulgar sua marca, produtos e serviços de forma eficiente e segmentada. Para isso, contar com uma agência especializada pode fazer toda a diferença nos resultados.
- Melhora na interação com o público – Cerca de 45% da população mundial usa mídias sociais, e a maioria delas usa, em média, cerca de três horas por dia. Escolha o(s) canal(is) certo(s), faça uma pesquisa sobre como funciona a plataforma de publicidade e aproveite a oportunidade de interagir diretamente com seu público.
- Maior fidelidade à marca – Pesquisas indicam que 71% das pessoas que têm uma experiência positiva com uma marca nas mídias sociais provavelmente recomendam essa marca para amigos e familiares.
6. E-mail marketing
O disparo de e-mails marketing consiste na prática de enviar e-mails promocionais e/ou informativos para construir relacionamentos com seu público, converter clientes em potencial (leads) em compradores e transformar compradores únicos em fãs leais de sua marca.
Esses e-mails podem conter ofertas exclusivas, promover o conteúdo do site, gerar vendas futuras ou apenas ser usado para comunicados gerais em nome da sua empresa.
Por que usar o e-mail marketing na estratégia de marketing digital?
- Leads aquecidos e qualificados – A principal função dos e-mails-marketing em um planejamento é a conversão dos leads em clientes. Optando por essa estratégia, é possível medir, comparar e ajustar indicadores de desempenho como a taxa de abertura e a taxa de cliques por disparo.
- Custo-benefício atraente – Comparado a outras estratégias de marketing digital, as campanhas de e-mail são uma forma mais econômica de alcançar o seu público-alvo. No geral, além da contratação de uma agência especializada em vendas, será preciso contratar um software de automação e disparo.
- Mensagens direcionadas e personalizadas – O e-mail marketing é um dos canais mais eficientes no momento de conversar individualmente com o seu cliente. Além dos conteúdos personalizados, é possível criar testes A/B e desenvolver a estrutura com melhor taxa de conversão para o seu público-alvo.
7. Mídia paga (anúncios patrocinados)
A mídia paga é uma estratégia na qual você (o anunciante) paga para que seu site, landing page ou redes sociais apareçam nos mecanismos de busca como anúncios patrocinados.
Se você implementar uma campanha de mídia paga, seu objetivo principal provavelmente será aumentar as vendas ou gerar leads qualificados.
Essa é uma estratégia de marketing digital eficaz para alcançar pessoas que pesquisam termos relacionados à sua empresa. Ao clicar, os usuários são incentivados a realizar uma determinada ação, como:
- Fazer uma compra;
- Completar um formulário;
- Baixar um material informativo;
- Engajar em uma publicação;
- Entre outros.
Por que usar a mídia paga (anúncios patrocinados) na estratégia de marketing digital?
Ao contratar uma agência especializada em mídia paga, como a gente aqui da Degrau Publicidade e Internet, você terá toda a expertise de um Google Partner, mas também diversos outros benefícios, como:
- Campanhas estratégicas, atrativas e conversivas – Nosso processo conta com uma metodologia validada por mais de 250 clientes que gerenciamos diariamente, movimentando mais de 19 MM em investimentos.
- Estratégias personalizadas para seu negócio – Seu negócio é único, suas campanhas também devem ser. Por isso, realizamos uma análise completa do seu mercado, consumidor e concorrentes, monitoramos regularmente o seu desempenho.
- Resultados rápidos, vendas dinâmicas – Diferente das outras estratégias de marketing digital que levam tempo para funcionar, como SEO e marketing de conteúdo, a mídia paga traz resultados rápidos com entregas semanais feitas por um especialista certificado.
8. Publicações e vídeos de influenciadores digitais
Através da criação de publicações, vídeos e stories nas redes sociais, os influenciadores estão ganhando cada vez mais espaço na divulgação das marcas para nichos mais segmentados e engajados.
Essa estratégia de marketing digital se tornou muito relevante na última década com o avanço da tecnologia e o surgimento de novas funcionalidades nas redes sociais.
Pode ser usada para promover seus produtos, serviços e/ou marcas, incluindo demonstrações, depoimentos, instruções de funcionamento, entre outros.
Outra vantagem dessa estratégia é que você pode adicionar as publicações – em especial os vídeos – ao seu site ou landing page para incentivar mais conversões e vendas. Os KPIs podem incluir:
- Engajamento: quantas interações foram feitas no material compartilhado;
- Contagem de visualizações: quantas vezes foi visto;
- Taxa de cliques: quantos usuários interagiram com o “call to action”;
- Taxa de conversão: número de leads, clientes em potencial ou conteúdo de clientes gerados.
Por que usar os vídeos de influenciadores digitais na estratégia de marketing digital?
- Melhora no SEO on-page – Você sabia que o seu site tem 53x mais chances de chegar na primeira página dos resultados do Google se utilizar vídeos em suas páginas? Incluir outros formatos de conteúdo em um site é uma estratégia de SEO, focado na melhoria da classificação do domínio.
- Aumento das taxas de conversão – De acordo com dados da Breadnbeyond, incluir vídeos em landing pages (páginas de destino) pode aumentar as taxas de conversão em mais de 80%.
- Associação de marca aprimorada – Além de melhores taxas de conversão, a associação à marca aumenta 139% após assistir a um vídeo. Quando os consumidores assistem a um vídeo, 92% compartilham esse vídeo com outras pessoas.
9. Eventos on-line (e presenciais)
A inclusão de eventos na estratégia de marketing digital é uma técnica antiga que pode trazer inúmeros benefícios para as empresas.
Tanto no formato presencial, como feiras e seminários, quanto virtuais (como as lives e webinários populares durante a pandemia), podem ser aproveitados de maneiras diversas para alcançar diferentes objetivos de marketing.
Por que usar os eventos on-line e presenciais na estratégia de marketing digital?
- Engajamento e interação – Os eventos oferecem uma oportunidade única para interagir diretamente com seu público-alvo. Seja através de seminários on-line, webinars interativos ou eventos presenciais, os participantes podem fazer perguntas, compartilhar opiniões e criar uma conexão mais pessoal com a marca.
- Gerar expectativa e buzz – Você pode usar o marketing digital para gerar expectativa e aumentar o interesse em sua marca. Isso pode ser feito através de teasers, promoções especiais para os participantes do evento e acompanhamento pós-evento.
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- Networking – A divulgação de eventos na estratégia de marketing digital oferece oportunidades valiosas de networking. Isso pode incluir outros profissionais do setor, parceiros em potencial e até mesmo os participantes do evento. Essas conexões podem levar a colaborações futuras e oportunidades de negócios.
10. Chatbot e automações em aplicativos de mensagens instantâneas
Os chatbots e aplicativos de mensagens se tornaram extremamente populares na última década e agora são vistos como uma valiosa ferramenta de marketing, bem como de atendimento ao cliente.
Em 2022, estimava-se que eram trocadas 4,5 bilhões de mensagens por mês com os chatbots, o que representava um aumento de 60% em relação ao ano anterior.
A automação no atendimento ao cliente gera uma série de benefícios para as empresas como a redução no tempo, respostas rápidas para as solicitações dos clientes, integração com canais como o WhatsApp, entre outros.
Por que usar os chatbots e automações em aplicativos de mensagens na estratégia de marketing digital?
- Forneça respostas rápidas – Os usuários entram em contato com um objetivo em mente: receberem uma resposta rápida da sua marca. Os chatbots podem ajudar as pessoas a serem atendidas com agilidade e resolver reclamações simples, o que pode ter um impacto positivo na satisfação do cliente.
- Melhore a experiência do cliente – Imagine que antes, para atender todas as ligações de uma empresa, eram necessários diversos ramais e profissionais treinados. Com a automação seu cliente pode resolver boa parte de suas solicitações sem precisar do contato direto com outra pessoa.
- Venda seus produtos – Um chatbot pode parecer um lugar estranho para converter vendas? Mas acredite, é uma excelente alternativa para muitas pessoas. A navegação fácil e intuitiva facilita o momento da compra.
11. Mídia conquistada
Simplificando, a mídia conquistada é a cobertura de seus negócios, produtos ou eventos escritos por terceiros (e pelos quais você não pagou). No marketing digital, é melhor descrito como as informações de relações públicas que você divulga para a mídia.
Quando o conteúdo é escolhido por uma publicação e escrito para seu próprio site, isso é mídia conquistada. Alguns exemplos de mídia conquistada incluem:
- Relações públicas e assessoria de imprensa;
- Comunicados de imprensa tradicionais sobre notícias da empresa;
- Infográficos baseados em dados de pesquisa.
Por que usar a mídia conquistada na estratégia de marketing digital?
- É grátis – Fora os possíveis custos com a assessoria de imprensa que irá distribuir seu conteúdo, qualquer cobertura que você obtenha de sites é gratuita. Isso a torna uma estratégia digital econômica e libera orçamento para campanhas futuras.
- É escalável – A mídia gratuita pode ser entregue para qualquer orçamento. Desde uma peça tática simples, como a emissão de citações para uma agência de notícias sobre uma questão atual, até uma campanha criativa maior, como a criação de um site ou a realização de uma pesquisa.
- É bom para o SEO – Obter backlinks para seu site de editores e instituições confiáveis pode valer seu peso em ouro. O Google classifica sites por DA (Autoridade de Domínio) e sites com DAs mais altos, como faculdades e sites de notícias, podem ajudar a melhorar sua própria autoridade.
Qual é a diferença entre estratégia de marketing e campanha de marketing?
Embora uma campanha de marketing acompanhe uma estratégia mais ampla, é importante entender a distinção entre os dois.
Uma estratégia de marketing olha para o quadro geral. Ela determina seus objetivos gerais de negócios, os objetivos de seus clientes e como você planeja alcançá-los.
Já uma campanha de marketing é uma promoção projetada para atingir um objetivo específico em sua estratégia, em vez de suas metas comerciais gerais.
Uma campanha de marketing geralmente vem com uma data específica de início e término. Você pode lançar uma campanha para promover um novo produto, gerar mais tráfego ou atrair um novo grupo demográfico de clientes.
Quer saber mais sobre como utilizamos as estratégias de marketing digital para criar campanhas que geram resultados?
Contar com uma agência especializada em publicidade e internet é essencial na hora de otimizar os resultados das suas estratégias de marketing digital e criar campanhas que convertem.
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