Email

contato@degraupublicidade.com.br

Telefone

(11) 5667-5949

Endereço

Rua Jair de Mello Viana, 65
São Paulo
Brasil

O bibliotecário na era digital, um novo conceito

Cuidar de bibliotecas não é para qualquer um. Os bibliotecários penam para deixar tudo na mais perfeita ordem para os leitores. E você sabia que com os e-Books não é diferente?

 

O modo como as bibliotecas funcionam não é nenhum segredo. A pessoa interessada em ler um livro deve estar devidamente cadastrada na sede desejada, escolher o livro que mais lhe agrada e solicitar um empréstimo. Durante séculos essa metodologia vem sendo utilizada, levando conhecimento aos mais diversificados tipos de pessoas. Mas como mantê-la viva na era digital? Quem cuida dos cadastros das pessoas e dos registros dos livros? Como é o formato desses livros? É isso que vamos apresentar a você hoje.

É tão bom pegar um livro na mão, sentir seu cheirinho, ver suas folhas envelhecendo, passá-lo adiante para que outras pessoas possam compartilhar dessa leitura e conhecimento que você teve. E agora com a internet ao alcance dos seus dedos, carregar um livro, relativamente pesado, faz parte da lembrança você pode tê-lo digital. Além de que, com a era digital você contribui com a natureza: menos folhas, mais árvores.

Muitas pessoas vêm adotando essa prática de ter seu livro favorito ou seu material de estudo no bolso. E cá entre nós, é muito mais simples e prático. E não só em bibliotecas públicas e livrarias, mas muitas universidades aderiram a esse método de ‘biblioteca digital’, mais especificamente, os e-books.

Os e-Books são versões digitais dos livros, sua produção tem baixo custo, normalmente possuem um valor mais baixo que os livros impressos. Seu meio de leitura pode ser por smartphones, tablets, computadores e leitores de livros digitais, como e-Reader. Mas vale lembrar que, se você prefere ler sentado em sua poltrona e gosta de ter o livro em suas mãos, pode imprimir o e-Book.

Os formatos que podemos encontrar para os e-Books de distribuição livre podem variar muito, mas os mais comuns estão em PDF, DOC ou ePub, e por apresentar essa variedade de extensões, programas específicos para leitura de e-Books foram criados, são softwares capazes de reconhecer e identificar todas esses formatos e apresentar ao leitor em forma de texto. Já os livros comercializados ficam disponíveis na hora da compra para, porém o leitor só pode acessá-lo através do APP do fornecedor.

Mas você sabia que quem cuida desse ‘arsenal’ de e-books são bibliotecários? É algo um pouco óbvio dizer isso, mas é interessante como mesmo na internet precisamos de um especialista para cadastrar os usuários, registrar os milhares de títulos de livros existentes, organizar cada um em seu devido setor e ele ainda precisa ter um tempinho para devorar cada conteúdo, claro.

E você, como anda a leitura de seus e-Books? Compartilhe conosco como foi sua experiência com esse livro digital.

 

Não seja tímido, venha curtir a nossa página no Facebook e Instagram.

Alguma sugestão ou dúvida sobre o tema?

Envie pra gente.

[recaptcha]