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E-mail Marketing: saiba como fazer bom uso dessa ferramenta

Um dos mais tradicionais serviços de marketing digital segue gerando bons resultados para as empresas

 

Muitas empresas e agências decretaram a morte do e-mail marketing com o surgimento das redes sociais e novos aplicativos. Mas, a verdade é que se bem usada, essa ferramenta é poderosa e continua a captar leads qualificados para as empresas.

Segundo o estudo E-mail Marketing Trends 2017, cerca de 76,2% das empresas brasileiras apresentam profissionais dedicados às estratégias de e-mail marketing.  Além disso, grande parte das companhias que adota essa ação, cerca de 96,7%, acredita na eficácia da estratégia. A pesquisa também identificou que 57% das empresas brasileiras investem em e-mail marketing por conta da possibilidade de desenvolver e nutrir o relacionamento com os clientes.

E aí, ficou animado com essas estatísticas? Então, vamos conferir na sequência, outros pontos que provam a eficácia dessa ferramenta e também as tendências para 2018. Não perca!

E-mail marketing não é SPAM

O maior erro é confundir e-mail marketing com lixo eletrônico. E isso acontece quando se usa suas funcionalidades sem critérios e sem planejamento. Com o e-mail marketing, é possível atrair novos clientes e manter os fiéis, construir uma boa base de dados para relacionamento, passar informações e atrair mais tráfego para o site da sua empresa.

Mas, isso não acontecerá se o disparo de e-mails for desenfreado. A dica é enviar o conteúdo com a linguagem adequada ao público-alvo e somente para as pessoas que autorizaram o envio ou demonstraram interesse nos produtos ou serviços da marca. Além disso, apostar na personalização do conteúdo é uma das formas de tornar o e-mail marketing ainda mais eficiente.

Conheça a pluralidade desta ferramenta

Encontrar um canal de comunicação que possa abordar diferentes estratégias de marketing é um dos principais desafios de quem atua na área. Entretanto, esse é um dos diferencias do e-mail marketing.

Neste canal, é possível trabalhar com comunicados, promoções, informações sobre a empresa, chamadas de newsletter, confirmação de compra, ações de abandono do carrinho, entre outras. O interessante é que o envio desses conteúdos por e-mail mantém a credibilidade da empresa, sem invadir a privacidade do consumidor, como aconteceria no caso de disparos via redes sociais.

Uso do e-mail marketing em 2018

Abrimos este artigo comentando sobre a provável morte do e-mail marketing, que, como vimos, não aconteceu. Mas, de acordo com os especialistas da agência holandesa E-mail Monday, essa negativa está bem distante. Para eles, a expectativa é que em 2018 as agências de publicidade aumentem o uso do e-mail marketing de forma automatizada, mas com prioridade no aprimoramento do conteúdo. Segundo o consultor Alex Williams, a tendência também é a de personalização, como acontece com as listas de recomendação do Netflix e do Spotify.

Além dessa automatização, o design do e-mail marketing, especialmente para os celulares, o uso de emoji e a possibilidade de interação são as grandes apostas das agências de marketing nas projeções para este ano.

Acredite, e-mail marketing traz ótimos resultados para o seu negócio!

Bons resultados e baixo custo ainda são as características primordiais do e-mail marketing. Para promover suas ações, não é necessário “quebrar a cabeça” com limite de caracteres, sendo possível direcionar as campanhas para grupos específicos de consumidores cadastrados no banco de dados da empresa.

Além disso, o alcance também é maior se comparado com o Facebook, por exemplo. Isso acontece porque existe na rede social um algoritmo que calcula o que é relevante ou não para cada usuário no feed do Facebook. Sendo assim, o alcance orgânico dos conteúdos divulgados nas redes sociais pode ser restrito, enquanto nos e-mails marketing não há essa restrição.

Para empresas ingressantes no mercado, o baixo custo é um dos maiores benefícios proporcionados pelo e-mail marketing. Com o suporte de agências especializadas, é possível obter resultados amplamente significativos sem comprometer o orçamento da companhia.

De acordo com dados divulgados pelo HubSpot em 2016, as empresas que utilizam e-mail marketing para nutrir seus leads geram 50% mais leads qualificados para a equipe de vendas, a um custo 35% menor. Além disso, esses leads são responsáveis por um aumento de oportunidades de negócio em 20%.

E a sua empresa, investe em e-mail marketing? Caso ainda não, entre em contato com a gente pelos comentários e saiba como a Degrau Publicidade pode ajudar a impulsionar os resultados do seu negócio.

Alguma sugestão ou dúvida sobre o tema?

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