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O que é conversão e porque isso é a coisa mais importante do AdWords

Do clique à compra: saiba quando o planejamento e a execução geram conversões para o seu negócio

As lojas, ao lançar uma campanha online, esperam um retorno imediato em vendas. Mas, no ambiente digital, a palavra conversão nem sempre está relacionada diretamente a vendas. Por exemplo, quando o conteúdo corporativo de um blog é lido e compartilhado pelos usuários, não ocorre necessariamente a venda, mas se o objetivo da companhia foi promover a interação do usuário com o conteúdo, podemos dizer que aconteceu a tão almejada conversão.

Existem tipos e níveis diferentes de conversão que são traçados no planejamento de marketing das empresas. Não importa qual seja o tipo escolhido pela companhia, o intuito é sempre atrair clientes e bons resultados para o negócio. Deste modo, é essencial que o anunciante acompanhe todo o processo do cliente, da busca até a interação pós-clique.

Uma das ferramentas responsáveis por disseminar a palavra conversão, ressaltando sempre a sua importância, foi o Google AdWords. Na plataforma, é possível projetar conversões com diferentes objetivos, adequando cada ação ao planejamento de marketing da companhia.

Para entender mais sobre o que é conversão, o que é lead e o que é ROI no Google AdWords, acompanhe a sequência deste artigo!

Saiba o que é conversão

Para explicarmos o que é conversão, vamos prezar pela objetividade. A conversão no Google AdWords acontece quando a ação traçada no começo do planejamento, e definida como valiosa pelo anunciante, se concretiza. Essa conversão pode ser um clique em um anúncio, a efetivação de uma venda, compartilhamento de conteúdo, download de um arquivo, ligação para a empresa e outros tipos de interação.

Conheça os tipos de conversões no AdWords

O modelo clássico, e mais esperado pelas agências e lojistas, é quando um cliente visualiza o anúncio e finaliza a compra. Afinal, essa é ainda a principal razão de investir nas campanhas no AdWords.

Quando há uma chamada no site, por exemplo, assine a nossa newsletter ou baixe o nosso e-book, e o usuário obedece a um desses apelos, também ocorre a conversão. Para estimular o cliente a entrar neste processo, é comum as empresas criarem campanhas focadas neste modelo de conversão.

O que é lead e qual a sua importância?

Agora que já compreendemos o que é conversão no Google AdWords, chegou o momento de explorar um outro ponto importante: o que é lead? O que está por trás da conversão é justamente o lead, usuário que demonstrou interesse pelos produtos ou serviços anunciados.

Os leads surgem da interação que o consumidor tem com algum conteúdo disponibilizado de forma intencional. Quando o usuário faz o download de um e-book, por exemplo, ele está mais próximo de se tornar uma futura conversão, já que a primeira etapa da jornada foi executada com êxito.

Para que os leads e as conversões aconteçam, o acompanhamento da pós-interação do usuário é imprescindível. Uma forma de tornar mais eficiente a busca por leads é lançar uma Landing Page (Página de “aterrissagem”). Ao invés do usuário cair em um site comum, ele é direcionado a uma página com maior probabilidade de conversão.

Veja o que é ROI no AdWords

Por fim, para alcançar resultados significativos, as campanhas no Google AdWords precisam ser monitoradas. Para isso, existe um cálculo chamado ROI (return on investment), que em português significa Retorno Sobre Investimento. Pode parecer difícil entender o que é ROI, mas vamos explicar de uma forma didática.

Com o ROI, é possível saber se a campanha gerou conversões e leads qualificados e, ainda, comparar ações de sucesso com as que não obtiveram um retorno tão positivo. Esse cálculo não é exclusivo do AdWords, ele está presente em diversos outros serviços de marketing digital e também, na área financeira.

A análise do ROI nem sempre é simples, assim como criar, executar e gerenciar as campanhas no Google AdWords com potencial de conversão. Por isso, boa parte das empresas optam por contratar agências especializadas, que guiam todo o processo, do planejamento à análise do ROI.

Se você também quer desfrutar dos benefícios que uma boa campanha no Google AdWords pode trazer para o seu negócio, entre em contato conosco e solicite agora mesmo uma avaliação gratuita.

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