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Quanto custa não planejar?

Saiba quais são as consequências de não traçar um planejamento para o seu negócio, atitude que pode impedir o crescimento da empresa.

Com a correria do dia a dia, é comum realizarmos algumas atividades no “automático”. As tarefas vão surgindo e vamos nos esforçando para finalizá-la há tempo de receber novas demandas. Para muitos, essa agilidade é sinônimo de bom desempenho. Dependendo da situação, ser ágil é realmente um bom negócio, mas será que nesta correria as ações realizadas são planejadas?

Em boa parte dos casos, os profissionais são “engolidos” por uma série de incumbências que vão surgindo todos os dias. O planejamento, muitas vezes, nem saí do papel. Sabemos que seguir à risca um plano é algo praticamente impossível nos dias de hoje, pois há mudanças e urgências a cada minuto. Porém, a atitude de não planejar pode acabar custando caro para as empresas.

No post de hoje, vamos apresentar os principais riscos que a sua empresa corre caso não faça um bom planejamento estratégico. Vamos conferir?

Poucas perspectivas para o futuro

Um custo caro que as empresas pagam ao não planejar estrategicamente tem a ver com o futuro do negócio. Sem um planejamento é muito difícil definir ações que estejam alinhadas com os objetivos e metas da companhia a longo prazo. Com isso, o trabalho diário passa a ser executado de maneira mecânica, sem que haja uma análise profunda do mercado e das oportunidades. A consequência é um futuro pouco promissor para a empresa.

Quando acontece o contrário, ou seja, quando a companhia traça um plano estratégico, ela conseguirá ter uma série de informações que ajudarão a aprimorar o seu posicionamento de mercado. É possível conhecer, por exemplo, as necessidades e expectativas dos seus clientes, o perfil da concorrência e os desafios do mercado. Com esses dados, a companhia é capaz de elaborar estratégias para que o trabalho realizado seja eficiente.

Problemas recorrentes que atrapalham o desenvolvimento do negócio

Vimos que não planejar pode trazer problemas futuros para a empresa, mas os impasses começam a aparecer bem antes. Seguir sem planejar acaba gerando diversas   dificuldades e desafios para a empresa que, dependendo da intensidade, podem levar o negócio para uma situação bastante crítica.
Esses problemas causados pela falta de planejamento surgem aos poucos e vão consumindo a saúde da empresa, interferindo na área financeira, nas vendas e nos diferenciais competitivos da companhia. Ao perceber esse declínio, é fundamental que o gestor pare e repense o que vale mais a pena: não planejar por falta de tempo ou ver o seu negócio fracassar devido à falta de planejamento?
Em muitos casos, é possível contornar esses problemas quando eles são identificados ainda na fase inicial. Uma reavaliação do cenário da companhia e do mercado permitirá que os gestores tracem um plano focado na reabilitação da empresa

Abaixo, listamos alguns problemas enfrentados pelas companhias que optam por não planejar:

  • Perda da competitividade perante os seus concorrentes;
  • Queda considerável das margens de lucro;
  • Dificuldades para inovar em seus processos, produtos ou serviços;
  • Altos custos com manutenção;
  • Impasses para atrair e reter os clientes;
  • Dificuldades para prever os próximos passos dos seus concorrentes;
  • Em casos de crises econômicas, as empresas que não planejam são as mais vulneráveis.

No artigo de hoje, você viu quanto custa não planejar as ações da sua empresa. O planejamento é uma etapa essencial em todas as áreas, inclusive no marketing. Se você não tem um bom plano de publicidade para o seu negócio e quer mudar isso neste ano de 2018, entre em contato conosco e conheça o nosso plano para decolar as suas campanhas.

 

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